Beleza
Cortar carboidratos e fazer jejum. Loucura ou estilo de vida?

Uma recente pesquisa feita pelo Ministério da Saúde concluiu que 1 em cada 5 brasileiros está acima do peso. Quando nos vem a palavra "emagrecimento" à cabeça, logo pensamos em uma verdadeira batalha de desprazeres – abrir mão do que gostamos de comer, e reduzir a quantidade do que ingerimos, por exemplo, é o que mais contribui para que as pessoas adiem ao máximo um novo estilo de vida.

No entanto, não é novidade que levar um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada e associado a exercícios, é a chave para o corpo dos sonhos. Mas não adianta tentar “enfiar o pé na jaca” de um lado e tentar compensar do outro. Estudos recentes comprovam que as atividades físicas, que são importantes para a manutenção da saúde, são responsáveis por apenas 5% a 10% dos resultados em um processo de emagrecimento. Ou seja, o que você coloca pra dentro do seu corpo é fundamental para alcançar o resultado.

 
Saúde Integrativa: um encontro com o real bem-estar

Saúde Integrativa: um encontro com o real bem-estar

Em um dia comum você busca o pronto-socorro com uma forte dor de estômago. É medicado e orientado a consultar um especialista, que passa a tratá-lo com medicamentos de acordo com os sintomas e o diagnóstico confirmado por exames. Pouco tempo depois do fim do tratamento você volta a ter as mesmas dores e se sente mal e frustrado.

Apesar de hipotética, a situação descrita não é incomum e poderia ser aplicada a diferentes sintomas e consequentes doenças. Isso ocorre porque o mais corriqueiro é que a medicina seja usada para tratar a doença e não o paciente como um todo. Para mudar essa realidade, muitos profissionais têm aderido à uma medicina que enxerga o paciente como um todo. Trata as patologias pelas causas e não pelos sintomas, quer saber o que ocasionou estas alterações e corrigi-las.

Hoje vivemos uma epidemia de doenças crônicas, como a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, doenças cardíacas, distúrbios hormonais, e demência. Estas doenças sofrem grande influencia da dieta, estilo de vida, meio ambiente e são adquiridas ao longo de vários anos.

Pode parecer estranho, mas na verdade trata-se de uma abordagem na qual a medicina convencional (com uso de medicamentos alopáticos e recursos de alta tecnologia) é integrada à medicina com visão mais humanista, com acolhimento e estreitamento da relação entre o médico e o paciente.

A busca por um envelhecimento saudável, bem estar, qualidade de vida e emagrecimento podem sem alcançadas através de uma abordagem integrativa. São avaliados todos os aspectos da vida de uma pessoa, incluindo saúde, nutrição, atividade física e redução de estresse.

O emprego de vitaminas, aminoácidos, minerais e outras técnicas, ajuda na manutenção da saúde, além prevenir o aparecimento e agravamento de doenças, promovendo a cura de modo mais efetivo.

Outro pilar importante na adoção da abordagem é o papel ativo do paciente em garantir seu autocuidado. Isso inclui manter a saúde e o bem-estar, escolhendo um estilo de vida que fuja do sedentarismo, preze pela boa alimentação e favoreça um envelhecimento saudável.

No Brasil, o tratamento se tornou to respeitado que foi adotado até pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A oferta existe desde 2006, quando foi lançada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Técninca milerar e muito difundida no oriente, a acupuntura é uma terapia que utiliza agulhas e outros instrumentos aplicados em pontos estratégicos para liberar substâncias químicas no organismo que têm efeito analgésico e anti-inflamatório. Desta forma, alivia dores e outros sintomas decorrentes de algumas doenças.

Grande aliada no combate a dores crônicas, a acupuntura tem sido vista pela medicina convencional como alternativa para tratamentos de enxaqueca, dores musculares e nas articulações. Ou seja, o paciente é visto de forma integral e pode, assim, utilizar diferentes técnicas para alcançar a cura e o bem estar.





Dra. Silvia Takakuwa (CREMESP 87.464)

Médica

Dermatologia Cosmética

Envelhecimento Saudável

Saúde Integrativa

Emagrecimento

Performance


 


 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 12

Indique !